Ibaiti tem vários pontos turísticos, dentre eles a gruta da Safuroza, onde a água possui propriedades curativas e o Pico Agudo, elevação de 1000m ao nível do mar. De fácil acesso, é utilizado para prática e campeonatos de paraglider.
Tem também o Parque Estadual da Mina Velha, que possui uma queda d'água de 50 m; Cachoeira do Aristeu, que possui uma queda d'água de aproximadamente 70 m; Cachoeira do Dodô, que possui uma queda d'água de aproximadamente 40 m; Arco da Gruta, que era povoado por tribos indígenas.
Mina Velha
Mina Velha
Ibaiti ainda é servida de diversas grutas de calcário e arenito, totalizando 7 cadastradas no IBAMA/SBE, todas as explorações espeleológicas desenvolvidas, ocorreram entre 1993 a 1997, sendo estas cavidades naturais cadastradas.
Igreja de Santo Antônio de Pádua
Dentre estas cavidades subterrâneas naturais, a Gruta do Arco é formada no Arenito Itararé, e tem restos paleontológicos do Período Pleistoceno.
Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
Vistas aéreas da cidade
Campo de futebol
Entorno da cidade
Vistas parciais da cidade
Pico do Angu
Praça da cidade
Estação Rodoviária
Ruas e Avenidas da cidade
Trevo de acesso para a cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 4109708
Gentílico - ibaitiense
Prefeito (2017 / 2020) ANTONELY DE CÁSSIO ALVES DE CARVALHO
População estimada [2019] 31.364 pessoas
Densidade demográfica [2010] 32,03 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 6.707 pessoas
População ocupada [2017] 21,6 %
Posição geográfica da cidade no estado
História de formação da cidade
Ibaiti – Paraná – PR
História
O povoamento da região onde hoje se localiza o município de Ibaiti, na bacia do Paranapanema, foi iniciado pelo Coronel Luiz Ferreira de Melo, que doou 75 alqueires para formação de um povoado, o Patrimônio do Café, elevado à categoria de distrito policial, pelo Decreto n.º 651, de 01/08/1909.
Em 1916, iniciava-se efetivamente um povoado formado por ranchos, onde residiam os pioneiros atraídos pela promessa de exploração carbonífera. A tarefa não era fácil, uma vez que o transporte de carvão era realizado por carros de boi desde Barra Bonita até a estação de Calógeras.
Barra Bonita era um povoado criado por Teófilo Marques da Silveira, Fritz Hebertreit, Alexandre Marques Leal e Ananias Costa.
O Decreto Estadual nº 2.465, de 02 de abril de 1927, determinou que a sede distrital do Patrimônio do Café fosse transferida para Barra Bonita. Começava aí a decadência do Patrimônio do Café.
O nome do município é de origem indígena e significa: água da pedra.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Ibaiti, PR / Thymonthy Becker / IBGE / facebook.com/rainhadascolinas
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z
OS SONHOS QUE SONHEI
NA BEIRA DO LAGO
Estava num local que parecia uma casa, só que ela tinha apenas um cômodo quadrado, mas muito grande. Havia várias pessoas ali conversando e todas seguravam um copo, pois estavam bebendo alguma coisa. Eu fui andando até que cheguei num pequeno lago, que deveria ter uns 2 metros de diâmetro. Fiquei perto do lago, até que lá de dentro veio saindo um jacaré. Eu então corri para aquela casa. Quando cheguei lá, não havia ninguém. Então fiquei pensando como eu ia voltar para casa, se eu não sabia onde eu estava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo