PARANÁ / BRAZIL: TUNAS DO PARANÁ / PARANÁ / BRAZIL (5.318 / 5.570) POPULAÇÃO: 9.022 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 2 de março de 2021

TUNAS DO PARANÁ / PARANÁ / BRAZIL (5.318 / 5.570) POPULAÇÃO: 9.022 PESSOAS (IBGE 2020)




Campinhos é o primeiro Parque Estadual criado para conservar o Patrimônio Espeleológico do Paraná e tem uma área de 336,98 hectares. É uma área aberta com livre acesso para a fauna. Pode-se encontrar por lá desde um gavião-relógio como um opilião (“aranha” dentro das cavernas).

Parque Estadual de Campinhos 
 
Morcegos, gralhas, papagaio-do-peito-roxo, pica-pau da cabeça vermelha, veado-mateiro, lontra, cutia e tantos outros também compõe a fauna local. Mas cuidado: cobras como a coral, cascavel, jaracuçu e jararaca, também dividem esse espaço. 
A atração mais famosa é a Gruta dos Jesuítas, com cerca de 1,4 km de extensão, embora nem toda ela seja liberada ao público, por questões de segurança. Com um guia se percorre esse trecho. 

Vista aérea

Campo de futebol
Centro da cidade
Chegando na cidade
Igreja Matriz de São Francisco de Assis
Vistas parcial


Posto de gasolina
Ruas da cidade















Festival de Balão que acontece anualmente na cidade

Dados gerais da cidade de Tunas do Paraná, Paraná
Código do Município - 4127882 
Gentílico - tunense 
Prefeito (2017) JOEL DO ROCIO JOSE BOMFIM 
População estimada [2019] 8.769 pessoas 
População no último censo [2010] 6.256 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 9,36 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.340 pessoas 
População ocupada [2017] 16,8 % 
Posição geográfica da cidade de Tunas do Paraná no estado do Paraná
História da cidade de Tunas do Paraná, Paraná
Tunas do Paraná Paraná - PR 
Histórico 
O atual município de Tunas atigamente se chamou Pedra Preta devido ao afloramento da pedra conhecida comercialmente por granito tunas. A geologia identifica esta pedra como cianito, uma rocha vulcânica extrusiva, escura, de textura homogênea e fina, menos fraturada que o granito. 


A sede do município foi base para o acantonamento do exército, antigo 5º Batalhão de Sapadores, que atualmente está sediada em Porto União-SC. A origem do nome “Tunas” se deve a uma planta cactácea muito encontrada naquela região. 
Gentílico: tunenses 
Esta eh a bandeira da cidade de Tunas do Paraná, Paraná
Este eh o brasão da cidade de Tunas do Paraná, Paraná
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / facebook.com/tunas-do-parana-338170552880178 / portaldmoto.com.br / Prefeitura Municipal de Tunas do Paraná, PR 



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



OS SONHOS QUE SONHEI
NASCIMENTO DOS ALIENÍGENAS 

Eu disse para eles que bastava leite com chocolate para eles ficarem fortes e com muita energia.
Eu estava no terraço de um prédio. Havia vários canteiros lá em cima, e debaixo da terra, estavam sendo formados alienígenas. Eu estava perto de um. Nisto, nos outros canteiros começaram a nascerem os alienígenas, que mais pareciam dragões com cabeça de gente. O que estava nascendo perto de mim, apareceu somente à cabeça de gente e ele me perguntou como fazia para ficar bem forte muito rápido.


Eu disse que era só misturar leite com chocolate. Mas o que dava mesmo energia era o chocolate. Ele então nasceu e não me atacou. Eu então imaginei que fosse porque eu havia lhe dito como ficar forte. Estes bichos saíram voando e foram para a rua perto do prédio. Nisto eu já estava ali naquela rua. Havia muitos policiais e pessoas correndo pra todo lado, sendo atacadas por estes bichos que voam. Nisto, o que tinha nascido perto de mim, veio me perguntar novamente o que teria de comer. Eu disse que bastava chocolate e ele teria muita energia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo