Uma "Ecotrilha" dá acesso aos visitantes ao Parque Perobas, possuindo uma Calçada da Fama dos Bichos com moldes das pegadas de animais silvestres encontrados na Reserva e placas com informações ecológicas e de conservação das espécies.
Reserva Biológica das Perobas
A Reserva Biológica das Perobas recebeu este nome pela grande abundância, em seu território, da árvore homônima, a peroba.
A Reserva Biológica das Perobas abriga exemplares de perobas com mais de 30 metros de altura. Em suas trilhas também é possível observar algumas das mais de 120 espécies de aves já identificadas, como araçaris, surucuás, urubus-reis, juruvas e jacupembas. Também podem ser avistados queixadas, catetos, veados-mateiros e antas.
Muitas árvores também são identificadas ao longo da Trilha para facilitar o reconhecimento pelos visitantes da biodiversidade florística da Mata Atlântica no noroeste do Paraná.
Atualmente apenas recebe grupos de estudantes, com agendamento prévio. Todas as visitas são conduzidas por um guia treinado.
Empresa Cocamar
Por meio de uma loja com equipe especializada e ampla variedade de produtos, a unidade de Tuneiras do Oeste auxilia o desenvolvimento econômico da região atendendo os agricultores e pecuaristas desde 1999. Em unidade de transbordo no município, atua também recepcionando as safras de soja, milho, café e trigo.
Estrada Boiadeira
Vista aérea
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças
Vista parcialPraça central
Rodovia de acesso
Ruas da cidade
Sindicato Rural
Trevo de acesso
Dados gerais da cidade de Tuneiras do Oeste, Paraná
Código do Município - 4127908
Gentílico - tuneirense
Prefeito (2017) TAKETOSHI SAKURADA
População estimada [2019] 8.566 pessoas
População no último censo [2010] 8.695 pessoas
Densidade demográfica [2010] 12,44 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 1.011 pessoas
População ocupada [2017] 11,4 %
Posição geográfica da cidade de Tuneiras do Oeste no estado do Paraná
História da cidade de Tuneiras do Oeste, Paraná
Tuneiras do Oeste
Paraná PR
História
Tuneiras do Oeste está localizada no Noroeste do Estado do Paraná a altitude de 600 metros do nível do mar, com Latitude 23 graus, 52 minutos e 14 segundos Sul e Longitude 52 graus, 52 minutos e 34 segundos W-GR.
Foi desmembrado de Cianorte e Cruzeiro do Oeste elevado a categoria de Distrito pela Lei n.º 12 de 25/04/1955 e a nível de município, pela Lei Estadual n.º 4245 de 25/07/1960. O aniversário da cidade é comemorado em 25 de Julho, tendo como padroeira Nossa Senhora das Graças.
Em 1946 Jorge Lopes foi nomeado guarda florestal pelo governo do estado, instalando-se na região. No inicio da década de 50, famílias de posseiros refugiados e sobreviventes do ?Massacre de Porecatú? vieram a região e ocuparam as terras devolutas cedidas pelo estado. Estes foram seguidos por famílias provenientes de outras localidades.
O nome da cidade deve-se à existência de cactos, conhecidos na região por Tunas.
Este eh o brasão da cidade de Tuneiras do Oeste, Paraná
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / Thymonthy Thymberthy Becker / Prefeitura Municipal de Tuneiras do Oeste, PR
CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM
OS SONHOS QUE SONHEI
TENTANDO CONTAR DINHEIRO
Estava num local onde acontecia uma festa. Nisto chegou o Henrique e me entregou algo, que não sei o que era. Eu coloquei no bolso e sai desta festa. Lá fora, quando retirei do bolso, vi que eram várias notas de vinte reais, enroladas numa gominha. Eu então fui contar o dinheiro. Eu passava as notas, mas não conseguia contá-las. Por mais que eu tentasse, não sabia quanto tinha ali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo