PARANÁ / BRAZIL: TUPÃSSI / PARANÁ / BRAZIL (5.329 / 5.570) POPULAÇÃO: 8.109 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 2 de março de 2021

TUPÃSSI / PARANÁ / BRAZIL (5.329 / 5.570) POPULAÇÃO: 8.109 PESSOAS (IBGE 2020)




Muitos lugares sugestivos para os amantes do Turismo de Aventuras, Lazer, Ecoturismo, Esportes Náuticos e Festas Populares.

Pórtico na chegada da cidade
Vista aérea

Calçadão
Estrada de acesso às comunidades
Lago Ornamental e calçadão

Vista parcial
Ginásio Poliesportivo


Pórtico
Praça infantil
Praças





City Hall
Estação Rodoviária
Ruas da cidade



Supercreche 
UPA 24 horas
Dados gerais da cidade de Tupãssi, Paraná 
Código do Município - 4127957 
Gentílico - tupãssiense 
Prefeito (2017) AILTON CAEIRO DA SILVA 
População estimada [2019] 8.124 pessoas 
População no último censo [2010] 7.997 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 25,72 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.355 pessoas 
População ocupada [2017] 16,4 % 
Posição geográfica da cidade de Tupãssi no estado do Paraná
História da cidade de Tupãssi, Paraná
Tupãssi 
Paraná PR 
História 
A origem do município de Tupãssi remonta ao final da década de 1940 e início da década de 1950, quando chegaram na região os primeiros colonizadores vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e também com variadas etnias, como italianos, alemães e portugueses, dando início aos futuros povoados. 


Quando chegaram os pioneiros, o local da sede atual do município chamava-se Gleba Quatro Lambari, mas também era conhecido por Memória, Gleba Quatro e Colônia Pindorama e pertencia ao município de Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte do município de Toledo e, em 1966, do município de Assis Chateaubriand. 
O nome é originário da Fazenda Tupãssi de propriedade da Colonizadora Norte do Paraná, situada no Mato Grosso. É de origem tupi e significa “mãe do deus raio”.
Este eh o brasão da cidade de Tupãssi, Paraná
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Tupãssi, PR / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / facebook.com/municipio.tupassi



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



OS SONHOS QUE SONHEI
COM TRÊS PACOTES DE DINHEIRO
Estava na porta da agencia da Caixa E. Federal. Alguém chegou e me entregou três pacotes de dinheiro. Eram todas notas de vinte reais. Havia uma mesinha ali, eu coloquei os pacotes em cima desta mesa, e fui procurar uma sacola para colocá-los. Eu peguei uma sacola branca e quando coloquei o primeiro pacote, vi que uma pessoa tinha pegado um pacote e escondido atrás das costas. Eu olhei e pedi o pacote. Ela me entregou, mas disse que estava precisando de dinheiro. Então eu vi que era a vera, minha irmã, que já morreu a mais de 15 anos. 


Eu coloquei tudo dentro da sacola e disse que ia para minha casa, pela Rua Minas Gerais. Então vi que um homem me olhava e saiu no sentido que eu iria. Então eu desconfiei e chamei a Paula que estava no meio da rua, dizendo que eu iria com ela, pois tinha resolvido em ir pela Rua Goiás. Nós fomos indo pela Rua Goiás, e eu já carregava duas sacolas, uma com dinheiro e outra com pão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo