PARANÁ / BRAZIL: SÃO PEDRO DO PARANÁ / PARANÁ / BRAZIL (4.870 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.289 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 3 de março de 2021

SÃO PEDRO DO PARANÁ / PARANÁ / BRAZIL (4.870 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.289 PESSOAS (IBGE 2020)




Há imensas praias de água doce no município. O Porto São José é o lugar perfeito para passear com a família e amigos. Lá, além do banho nas águas cristalinas do rio Paraná, há esportes náuticos dos mais variados, mergulhos e muito mais. As praias da Ilha Mineira, de Santa Rosa e da Ilha de Guadalupe são ideais para curtir as grandezas da natureza local.


PRAIAS DE ÁGUA DOCE




PESCA E MERGULHO NO RIO PARANÁ
O Fundão, como o próprio nome sugere, é um dos locais mais profundos do rio Paraná. Excelente para pesca ou mergulho, apresenta uma grande diversidade e quantidade de cardumes das mais variadas espécies.

PASSEIOS DE BARCO NO RIO PARANÁ 
Os passeios de barco pelo majestoso rio Paraná são uma atração à parte, com uma paisagem de tirar o fôlego!
Partindo do Porto São José, o visitante tem várias opções de passeios, como ir até o local onde há uma chata afundada; pescar ou mergulhar no Fundão; ou ainda visitar a área onde foram afundados navios do Exército Brasileiro durante a Revolta dos Tenentistas.
Outra ótima opção é passear pelas diversas praias encantadoras e curtir as maravilhas formadas pelo rio Paraná e seu arquipélago.
PRAIA DA ILHA DE GUADALUPE
Um cenário de cartão postal, tranquilo e aconchegante, a Praia da Ilha de Guadalupe, no rio Paraná, tem atraído os casais apaixonados de toda a região.
ONDE FICAR
São Pedro do Paraná possui pousadas, condomínios e diversas casas para aluguel por temporadas ou aos fins de semana.
GASTRONOMIA
A gastronomia também é um grande atrativo da região, com um cardápio bastante variado nos restaurantes e lanchonetes. Os pratos à base de peixe vêm ganhando destaque entre os visitantes, principalmente o pintado.
Vista aérea da cidade
Chegando na cidade
Entorno da cidade


Lago Público Municipal


Igreja Matriz da cidade
Vista Parcial da cidade
Rio Paraná que banha a cidade

Rodovia de acesso para a cidade
Rua da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 4125902 
Gentílico - são-pedrense 
Prefeito (2017 / 2020) NEILA DE FATIMA LUIZAO FERNANDES 
População estimada [2019] 2.313 pessoas 
População no último censo [2010] 2.491 pessoas


Densidade demográfica [2010] 9,94 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 566 pessoas 
População ocupada [2017] 23,2 % 
Posição geográfica da cidade no estado
História da cidade
São Pedro do Paraná 
Paraná - PR 
Histórico 
Banhando em 18 Km de águas do Rio Paraná, o Município de São Pedro do Paraná foi criado através da Lei Estadual nº 4788, de 29 de novembro de 1963, e instalado em 14 de dezembro de 1964, foi desmembrado de Loanda e Porto Rico e teve sua emancipação política comemorada no dia 30 de dezembro de 1964. 


O idealizador da fundação do Município de São Pedro do Paraná, foi o Sr. Silvio Vendramim. O nome anterior à implantação do Município era Fazenda São Pedro. As personalidades da época que trabalharam para a implantação do município foram: Dr. Paulo Camargo, na época Deputado Estadual, os senhores Silvio Vendramim e José Marques de Macedo. 
O meio de transporte mais utilizado da época eram as carroças para transporte de carga e cavalo para pessoas. Demorou para ser instalada uma linha de ônibus de Loanda à Porto Rico, passando por São Pedro do Paraná, isto em precárias condições de trafego, pois em dias de chuva a circulação era interrompida em razão das estradas ficarem intransitáveis. 
O principal centro comercial da época era Loanda, e antes era também feito em Nova Londrina, Marilena, como também em Santa Cruz do Monte Castelo. Em 1955, não havia Bancos em Loanda, o centro mais próximo era a cidade de Paranavaí, ou Brasileira como era conhecida naquele tempo.
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: viajeparana.com / Prefeitura Municipal de São Pedro do Paraná, PR / IBGE / Thymonthy Becker 
OS SONHOS QUE SONHEI
SOPRANDO UM VENTO FORTE
Caminhava por uma rua. Estava anoitecendo. Um vento muito forte batia e quase me impedia de andar. Mas o vento só soprava em mim. As árvores estavam como se não houvesse vento algum. De repente começou a sair do meu corpo um tipo de pó, de todas as cores que ficavam brilhando. Quando mais pó saia, menos força eu tinha, até que chegou num momento que não consegui andar. Ajoelhei no chão, fiquei encolhido, mas o vento não parava e nem o pó que saia do meu corpo. Perdi toda a força e cai como se estivesse morrendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo