PARANÁ / BRAZIL: RANCHO ALEGRE D'OESTE / PARANÁ / BRAZIL (4.104 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.628 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 3 de março de 2021

RANCHO ALEGRE D'OESTE / PARANÁ / BRAZIL (4.104 / 5.570) POPULAÇÃO: 2.628 PESSOAS (IBGE 2020)




O nome da localidade origina-se do fato de que na época da ocupação, os pioneiros construíram vários ranchos de madeira, que à noite ficavam ‘iluminados e animados’. Dentro, os moradores ficavam contando ‘causos’ e bebendo pinga, desta forma os ranchos se tornavam alegres, o que gerou a denominação do lugar.


Vistas aéreas da cidade


Centro da cultura
Chegando na cidade
Entorno da cidade
Escola Pública Municipal
Estrada de acesso para os Municípios
Praça da Igreja Matriz
Igreja Matriz de São José Operário

Vistas parciais da cidade




Pórtico na entrada da cidade
Praça da cidade
Praça da Saúde
Prefeitura Municipal
Rodovia de acesso para a cidade

Ruas e Avenidas da cidade





Dados gerais da cidade
Código do Município - 4121356 
Gentílico - rancho alegrense 
Prefeito (2017 / 2020) SUELY ALVES PEREIRA SILVA 
População estimada [2019] 2.655 pessoas 
População no último censo [2010] 2.847 pessoas


Densidade demográfica [2010] 11,79 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 456 pessoas 
População ocupada [2017] 16,3 % 
Posição geográfica da cidade no estado
História de formação da cidade
RANCHO ALEGRE D’OESTE 
Paraná - PR 
Etimologia. Rancho Vem do espanhol ‘rancho’, designando casa de colono, da roça. 
Alegre Origina-se do latim vulgar ‘alecre’, e significa gostoso, regozijo, júbilo. 
D’ Contração da preposição ‘de’ (posse), e supressão do artigo masculino ‘o’. 
Oeste Origina-se do anglo-saxão ‘west’, pelo francês ‘ouest’, que designa ponto cardeal à esquerda do observador, voltado para o norte; ponto de esfera celeste situado ao lado do ocaso dos astros. 


Origem Histórica. A região onde se situa o município de Rancho Alegre D’Oeste, no início da década de sessenta era conhecida por ‘Mil Alqueires’, de propriedade da Companhia Jamaica de Colonização. Nesta época, Manoel Medina Martins, Cícero Herculano Gomes e Cícero Domingos de Lima, adquiriram da Companhia Jamaica, lotes de 3,5 alqueires cada um, por intermédio de Zezinho Fabrício e resolveram fundar uma povoação a que deram o nome de Rancho Alegre. 
O nome da localidade origina-se do fato de que na época da ocupação havia muitos animais selvagens nas imediações, principalmente cobras e onças. Para se prevenirem, os pioneiros construíram vários ranchos de madeira, que à noite ficavam ‘iluminados e animados’. Dentro, os moradores ficavam contando ‘causos’ e bebendo pinga, desta forma os ranchos se tornavam alegres, o que gerou a denominação do lugar. 
O primeiro lote urbano foi vendido a José Cavalette. Foram doados três lotes para construção da escola, delegacia e igreja. A primeira missa foi rezada no interior de uma máquina de arroz, em 1962. Pela Lei n.º 6.908, de 30 de agosto de 1977, foi criado o distrito de Rancho Alegre. Em 04 de julho de 1990, pela Lei Estadual n.º 9.311, foi criado o município com território desmembrado de Goioerê e denominação alterada para Rancho Alegre D’Oeste, para diferenciá-lo de município homônimo, também existente no Estado do Paraná.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Rancho Alegre D'Oeste, PR / IBGE / Thymonthy Becker / Ely Rodrigues (colunadoely.com.br)


OS SONHOS QUE SONHEI
FAZENDO COMPRAS NO PÁTIO DA R.F.F.S/A
Estava num local que seria o pátio da RFFS/A. Havia algumas pessoas ali. Todos estavam fazendo compras, pois em algumas prateleiras espalhadas por este pátio, tinha mantimentos. Em cima de um caixote, tinha algumas latas de conservas e óleo, que eu já tinha pego para comprar e estava separando. Nisto um colega meu, se aproximou de mim, dizendo que ia fazer compras também. Neste momento chegou a Suélem, namorada do Criz, da V GAMES, dizendo que eu e meu colega só podíamos gastar no máximo 250 reais. Então nos fomos pegar logo o arroz. 


Mas já tinha alguém com um carrinho, pegando os saquinhos de 5 kg de arroz. Quando ele terminou, só sobrou saco de milho. Então eu disse que ia esperar eles reporem o arroz e depois pegaria uns dois saquinhos, que era para durar um mês. Meu colega perguntou quem tinha pegado todo o arroz. Eu fui tentando dizer a ele quem era, pois esta pessoa já tinha trabalhado com a gente. Mas por mais que eu tentasse, eu não conseguia dizer o nome dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo