PARANÁ / BRAZIL: QUERÊNCIA DO NORTE / PARANÁ / BRAZIL (4.078 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.232 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 3 de março de 2021

QUERÊNCIA DO NORTE / PARANÁ / BRAZIL (4.078 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.232 PESSOAS (IBGE 2020)




Um paraíso para o Lazer, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes Náuticos e Esportes de Aventuras. Seja pela abundância de suas águas, seja pelo seu entorno encantador ou pelo seu povo acolhedor. Um lugar apaixonante.


Encontro de dois rios que banham a cidade
Vistas aéreas da cidade

A cidade eh a maior produtora de arroz irrigado
Chegando na cidade


Pantanal de Querência do Norte
Vistas parciais da cidade




Porto Natal. Um dos sete portos da cidade
Praça da cidade
Rio Paraná que banha a cidade
Rua da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 4121000 
Gentílico - querenciano 
Prefeito (2017 / 2020) ROZINEI APARECIDA RAGGIOTTO OLIVEIRA 
População estimada [2019] 12.206 pessoas 
População no último censo [2010] 11.729 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 12,82 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,1 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.230 pessoas 
População ocupada [2017] 10,0 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como tudo começou
História 
Querência do Norte - Paraná – PR 
Histórico 
Em meados de 1950, Carlos Antonio Franquelo e Angelo Bortolli, diretores da Companhia Colonizadora Brasil-Paraná Loteamentos S.A ., proprietária de extensa área de terras localizada no então Distrito de Paranavaí, no Município de Mandaguari, resolveram colonizá-la, com a venda de lotes, dando início, assim, à formação de um povoado. 


Quando os primeiros moradores estabeleceram-se na localidade, oriundos de vários pontos do País e, em sua maioria do Rio Grande do Sul, o povoado recebeu a denominação de Querência do Norte. Entre esses pioneiros podemos citar os nomes de Otomal Eberhaldt, Eugenio Lange, Alexandre Roglio, Arcângelo Otomal, Albino Otomal, Aureliano Bispo de Mendonça, José Braga, Francisco Cearense, Saturnino Ferreira, Ernesto Ribeiro, Daniel Silveira e os irmãos Zago. 
O Distrito de Paranavaí, pela Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, foi elevado a município autônomo, desmembrado de Mandaguari, e daquela data em diante, as terras situadas dentro de sua jurisdição passaram a ter grande procura e, em vista disso, o território do povoado de Querência do Norte, coberto de densa mata virgem, atraiu maior número, ainda, de colonos e agricultores. 


Em 1953, Querência do Norte foi elevado à categoria de Distrito Administrativo do Município de Paranavaí e, em 1954, a município. 
O topônimo Querência é termo de gíria gaucha e significa lugar querido, onde se quer viver. Foi dado pelos seus primeiros colonizadores que na maior parte, vieram do Rio Grande do Sul. 
Gentílico: querenciano
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Querência do Norte, PR / IBGE / Thymonthy Becker 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z


SONHOS DE UM VIAJANTE
O ESCUDO INVISÍVEL

O escudo invisível que tinha em volta da casa me impedia de entrar
Era noite, e eu estava voando pela rua Pernambuco em direção à Esplanada. Eu voava baixo, quase tocando o chão. Vi que passei por uma pessoa que ia andando com as mãos no bolso, como quem sentia frio. Fui voando até a casa da minha mãe. Eu tentei entrar na casa da minha mãe, mas não conseguia. Parecia que havia um escudo invisível que me impedia de entrar na casa da minha mãe. 


Então resolvi voltar a pé. Fui subindo a Rua Pernambuco, quando fui passando pela pessoa que vi com as mãos no bolso. Ela comentou que tinha visto uma pessoa voando. Disse que era impossível alguém voar. Mas esta pessoa insistia em dizer que tinha visto alguém voando ali. Continuei meu caminho, prometendo a mim mesmo, tomar mais cuidado quando estivesse voando, para que ninguém mais me visse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo