Por lei, todas as ruas da cidade tem nome de planetas, estrelas e constelações. Passeando na cidade você faz uma viagem pelo universo. Com o entorno repleto de belezas naturais para os amantes do Turismo de Aventuras e Ecoturismo.
TURISMO DE AVENTURAS E ECOTURISMO
Quinta do Sol tem belezas naturais como a “Cachoeirinha”, o Rio da Várzea e, nos limites com Itambé, o Rio Ivaí banhando a margem Norte do município. A estrada do Morro do Jaraguá é o destino ideal para caminhadas. O local é próximo à Vila Rural, de onde se tem a vista das cidades de Quinta do Sol e Engenheiro Beltrão.
GASTRONOMIA
O leitão ao fogo de chão é o prato típico de Quinta do Sol. Trata-se de leitão assado aberto, num espeto fixado no chão com as brasas em suas laterais. É de dar água na boca!
Chegando na cidade
Igreja Matriz de São Judas Tadeu
Praça da cidade
Prefeitura Municipal
Ruas e Avenidas da cidade
Trevo de acesso para a cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 4121109
Gentílico - quinta-solense
Prefeito (2017 / 2020) JOAO CLAUDIO ROMERO
População estimada [2019] 4.573 pessoas
População no último censo [2010] 5.088 pessoas
Densidade demográfica [2010] 15,60 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 622 pessoas
População ocupada [2017] 12,7 %
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como tudo começou
História
Quinta do Sol
Paraná - PR
Histórico
Por volta de 1949, chegaram à região como pioneiro Pedro Miguel e Pedro dos Santos com as respectivas famílias, dedicando-se à cultura das terras férteis situadas no vale do Ivaí, onde seria construída a Vila de Quinta do Sol.
Com a notícia da fertilidade das terras, a abundância de madeira de lei e o início da colonização, foram atraídas ao local, novas famílias em sua maioria de origem portuguesas, entre as quais as de: Joaquim Alves Bezerra, José Antônio, Raimundo da Silva, Geraldo Gomes, Antônio Alves da Costa, Otávio Miranda Pinto, Benedito Alves, Elias Alves Cordeiro, Sebastião Alves de Azevedo, Joaquim Sebastião Pinto, vindos de diversas regiões do país.
Em pouco tempo, a região tornou-se famosa pela sua excelente produção de hortelã e rami.
Com relação ao topônimo supõe-se ter originado como homenagem dos fundadores, ao povoado de Quinta do Sol, existente em Portugal. Entretanto, segunda a tradição popular conta-se que houve um longo período sem sol, o qual apareceu somente numa quinta feira, dando assim origem ao nome da Vila em formação.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: viajeparana.com / Thymonthy Becker / Charlie / IBGE / Prefeitura Municipal de Quinta do Sol, PR
CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRAZIL
SONHOS DE UM VIAJANTE
DESLIZANDO DE BARRIGA
Deslizava de barriga morro abaixo e com a velocidade que descia subia o outro morro.
Estava na rua Rio de Janeiro, onde ela tem aqueles altos morros. Uma moto ia à minha frente e eu ia deslizando de barriga na rua, bem rápido. Eu descia um morro deslizando em alta velocidade e subia o outro pelo impulso da descida. Teve uma hora em que eu desviei de um buraco, fui para a contra mão e quase bati com um carro que vinha nos sentido contrario. Quando chegamos no final da rua, onde havia algo parecido com uma escola, eu subi na garupa da moto.
Havia muitos guardas lá. Eu perguntei ao motoqueiro porque o guarda não tinha parado a gente, visto nós não estarmos usando capacete. Nisto vi que ali era o batalhão de policia e o motoqueiro na verdade, era um guarda. Então percebi que era por isto que não tinham parado a gente. Havia um homem ao meu lado. Nisto chegou alguém e jogou várias bolinhas com um nome de pessoas em cada uma delas. Eu então falei que não seria assim, pois muitos ali iam aposentar-se.
Havia muitos guardas lá. Eu perguntei ao motoqueiro porque o guarda não tinha parado a gente, visto nós não estarmos usando capacete. Nisto vi que ali era o batalhão de policia e o motoqueiro na verdade, era um guarda. Então percebi que era por isto que não tinham parado a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Valeu por viajar no tempo