PARANÁ / BRAZIL: PAULA FREITAS / PARANÁ / BRAZIL (3.664 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.908 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 3 de março de 2021

PAULA FREITAS / PARANÁ / BRAZIL (3.664 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.908 PESSOAS (IBGE 2020)




Conhecia como a Terra da Melancia, por ser uma das maiores produtoras, tem um entorno belíssimo e na Serra da Esperança tem Trilhas, Cachoeiras, além de Turismo Rural, Artesanato e Turismo de Aventuras.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


Vista aéreas da cidade


Encontro de carro antigos que acontece regularmente na cidade
Entorno da cidade
Estrada de acesso para as Comunidades

Feira de Artesanato que acontece na cidade
Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes
Igreja da cidade


Igreja Matriz de São Carlos Borromeu
Vistas parciais da cidade






Praça da cidade
Orefeitura Municipal


Ruas e Avenidas da cidade






A cidade eh conhecida como a Terra da Melancia por ser a maior produtora


Dados gerais da cidade
Código do Município - 4118600 
Gentílico - paula-freitense 
Prefeito (2017 / 2020) VALDEMAR ANTONIO CAPELETI 
População estimada [2019] 5.873 pessoas 
População no último censo [2010] 5.434 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 12,89 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
História 
Paula Freitas 
Paraná - PR 
Histórico 
No final do século XIX, a região era conhecida por ″estácios″, devido a existência de um porto fluvial às margens direita do rio Iguaçu, conhecido como ″Porto dos Estácios″, pois em 1871, instalou-se à margem esquerda do Rio Macacos, afluente do Rio Iguaçu, o cidadão Manoel Estácio de Paula, sendo o primeiro habitante da região. Mais tarde com a penetração e construção da estrada de ferro, São Paulo/Rio Grande ( SPRG) e posteriormente denominada rede viação Paraná/Santa Catarina ( RVPSC), construi-se uma estação ferroviária, inaugurada em 26 de fevereiro de 1905, com o nome de Paula Freitas, em homenagem ao ilustre engenheiro civil, Dr. Antônio de Paula Freitas, especialista em estrada de ferro. 


O processo de desenvolvimento colonizatório, não se deu somente por gaúchos e catarinense, visto que a região recebeu um grande fluxo heterogêneo de pioneiros que a partir da década de 20, passaram, a fixar-se na terra, construindo as primeiras glebas, as primeiras famílias e efetivamente um povoado. E, entre as primeiras famílias, cita-se: Estácios, Marés de Souza, Gasparin, Lara, Cordeiro, Marques, Afonso, Bueno, Schwartz, Gabardo, Hermann e outras tantas que transformaram a região em um dos baluartes civilizatórios do sertão paranaense.
Este eh o brasão da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Paula Freitas, PR / IBGE / Thymonthy Becker 


SONHOS DE UM VIAJANTE
FUGINDO DA MULHER FANTASMA
Era noite. Estava bem escuro. Eu andava pela rua, quando uma mulher veio e grudou em mim, de costas. Nós ficamos grudados pela bunda. Eu tentava tirar ela e não conseguia de jeito nenhum. Nisto eu entrei numa porta de um edifício e ela se soltou. Fui para meu quarto. Minha cama estava do lado oposto e havia outra cama lá. Eu olhei pela janela e vi no alto de um edifício a tal mulher, e ela estava me procurando. Eu baixei rapidamente, para que ela não visse onde eu morava. Então deitei na cama e vi um cobertor jogado no chão ao lado da outra cama. Eu assustei, porque quando entrei, ele não estava ali. 


Então imaginei que fosse alguém que já morreu. Sai correndo lá para fora e então já estava ao lado da casa da minha mãe no esplanada. Eu estava encostado no muro. Havia duas crianças brincando em frente a casa da Gláucia e várias outras em frente a casa da minha mãe. Nisto ouvi um barulho de algo caindo perto de mim. Não vi nada. Depois ouvi outro barulho e vi uma lagarta grande, destas que dão em coqueiro. Sai dali rapidamente, temendo que alguma caísse na minha cabeça. Fui para perto de onde estavam brincando aquelas crianças. Eu sentia muito frio, porque estava ventando muito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo